Aumento da gordura corporal e redução da atividade parassimpática favorecem alterações da frequência cardíaca em situações de estresse mental agudo

13/05/2024 17:01

Destaques

• Estudo analisou as alterações de parâmetros cardíacos e sua correlação com os níveis de gordura corporal frente ao estresse mental agudo
  • A redução da atividade parassimpática é um fator de risco para eventos cardíacos
  • O estudo irá colaborar para elaboração de estratégias de prevenção de doenças cardiovasculares, como controle dos níveis de gordura corporal, principalmente em bombeiros.

Grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. Guilherme F. Speretta no Laboratório de Biologia Cardíaca & Vascular (CardioVasc) do CFS/UFSC identificou que o estresse mental agudo contribui para elevação da frequência cardíaca e pressão arterial média associado a redução da atividade parassimpática cardíaca em bombeiros, sendo este último um importante fator de risco para eventos cardíacos nesses trabalhadores. Essas respostas estão atenuadas em bombeiros com maior adiposidade, podendo indicar maior risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os dados foram publicados em fevereiro no International Journal of Cardiovascular Sciences.

O estudo foi conduzido em vinte e cinco bombeiros da Brigada de Incêndio de Santa Catarina os quais foram submetidos ao teste de cores e palavras, conhecido como teste de Stroop, para indução de estresse mental agudo e avaliação dos parâmetros cardíacos e corporais. Neste teste são apresentados os nomes das cores porém a cor da palavra é diferente, enquanto o participante ainda ouve diferentes nomes de cores. Em seguida, o participante fala que falar a cor da palavra. Este é um importante teste para induzir alterações cardiovasculares.

O estudo demonstra a relevância do controle dos índices de gordura corporal e planejamento de estratégias de intervenção para a prevenção de doenças cardiovasculares em trabalhadores submetidos a situações agudas de estresse mental, como os bombeiros. O grupo destaca que a avaliação dessas respostas foram feitas apenas em homens, mas que é importante também serem avaliadas em mulheres.

Acesse o artigo na íntegra pelo link: https://ijcscardiol.org/article/heart-rate-reactivity-to-acute-mental-stress-is-associated-with-parasympathetic-withdrawal-and-adiposity-in-firefighters/