Um novo tratamento para a insuficiência cardíaca

14/08/2023 09:14

Em artigo recentemente publicado no renomado periódico científico Nature Communications, professora do Departamento de Ciências Fisiológicas, Profa. Dra. Renata Lataro, e sua estudante, Laís Alflen, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Auckland (Nova Zelândia) e da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) mostraram resultados promissores de um novo medicamento para tratar a insuficiência cardíaca, uma das principais doenças cardiovasculares.

Este medicamento, conhecido como AF-130, foi testado em um modelo animal de insuficiência cardíaca. Os pesquisadores descobriram que este medicamento melhorou a capacidade do coração de bombear sangue.

Quando uma pessoa sofre um ataque cardíaco, uma provável consequência será o desenvolvimento de insuficiência cardíaca. Nesta situação, o cérebro responde ativando o sistema simpático, a resposta de “luta ou fuga”, como forma de estimular o coração a bombear mais sangue. No entanto, o cérebro persiste com esta ativação do sistema nervoso, mesmo quando já não é necessária, o que contribui para a redução da qualidade e expectativa de vida do doente. Este estudo revelou um novo medicamento capaz de moderar a atividade nervosa do cérebro para o coração, revertendo, assim, o declínio progressivo da função cardíaca na insuficiência cardíaca. Além disso, a parte do cérebro que envia impulsos nervosos para o coração também controla a respiração. Portanto, esta droga tem uma função dupla, reduzindo a resposta de “luta ou fuga” enquanto também controla as alterações respiratórias apresentadas pelos pacientes com insuficiência cardíaca. Essas descobertas têm potencial real para melhorar o bem-estar e a expectativa de vida das pessoas que vivem com essa doença. Acesse aqui o trabalho na íntegra.

Imagem: Cardiométodo