UFSC sediou a XXVII edição do Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular

07/03/2023 09:49

O Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular (SBFCV) foi criado como Minissimpósio em 1996, idealizado por dois laboratórios dos Departamentos de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e ganhou proporção nacional após a adesão de outros grupos pesquisadores interessados na área de Fisiologia Cardiovascular. A XXVII edição do SBFCV  foi sediada pela primeira vez na UFSC, entre os dias 1 e 3 de março de 2023. Duzentas e dez pessoas de 11 estados e do distrito federal se inscreveram no evento e 121 trabalhos foram aprovados para apresentação oral ou pôster. A sessão de abertura foi coordenada pelo presidente da comissão organizadora, Prof. Dr. Guilherme F. F. Speretta (CFS/UFSC), e contou com a participação das seguintes autoridades: Prof. Dr. Alexandre V. Nogueira (Diretor do Centro de Ciências Biológicas – UFSC), Prof. Dr. Benedito H. Machado (Idealizador do SBFC – FMRP-USP), Prof. Dr. Eduardo Colombari (Presidente da FESBE), Prof. Dr. Jacques Mick (Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC) e Prof. Dr. Wagner L. Reis (Subcoordenador do PPGMCF/UFSC). O Prof. Dr. Jamil Assreuy (FMC/UFSC) coordenou uma sessão e foi homenageado por sua trajetória e contribuições acadêmicas. Destacamos que, a comissão organizadora foi composta por professores do CFS/UFSC (Dra. Domitila A. Huber, Dra. Fernanda B. Lima, Dr. Flaviano Lorenzon, Dr. Guilherme F. F. Speretta, Dra. Renata M. Lataro, Dr. Wagner L. Reis) além de 14 estudantes de graduação e pós-graduação do CCB/UFSC.