GRUPO DE PESQUISADORES COORDENADO POR CIENTISTA DO LABORATÓRIO DE DOENÇAS CRÔNICAS (LIDoC) DO CFS PUBLICA PESQUISA EM REVISTA CIENTÍFICA CONCEITUADA NA ÁREA DE POLUENTES E IMPACTOS NA SAÚDE HUMANA.

20/11/2022 14:23

A equipe de pesquisadores, pós-graduandos e graduandos do Laboratório de Doenças Crônicas (LiDoc) do CFS,  sob a coordenação do Prof. Dr. Alex Rafacho, acaba de publicar o resultado de uma pesquisa em conceituada revista científica chamada Environmental Pollution, cujo índice de impacto é de 9,98. A pesquisa investigou o efeito da administração crônica de malation (um pesticida organofosforado) antes da gravidez em ratos sobre homeostase da glicose nas mães e nos filhotes.

A equipe de pesquisa coordenada pelo Prof. Rafacho contou com pós-graduandos do Programas Multicêntrico em Ciências Fisiológicas e Farmacologia do CCB/UFSC, uma graduanda do Curso de Ciências Biológicas do CCB/UFSC,  um pesquisador do Centro de Estudo Epigenético e Regulação Gênica (CEEpiRG) da Universidade Paulista (UNIP), além da colaboração de pesquisadores espanhóis das cidades de Sevilha (Centro Andaluz de Biología Molecular y Medicina Regenerativa-CABIMER) e Elche (Instituto de Investigación, Desarrollo e Innovacón en Biotecnología Sanitaria de Elche – IDiBE).

De acordo com Prof. Rafacho, “Se trata de um trabalho onde demonstramos, em ratos, que o pesticida organofosforado malathion, quando administrado em período que antecede a gestação, atua como fator de risco para o diabetes gestacional bem como fator de risco para prediabetes na prole macho e fêmea. É importante ressaltar que os efeitos já foram o observados a partir de concentrações permitidas inclusive para a ingestão em humanos, de acordo com o que preconiza agências reguladoras nacional e internacionais”.

Trabalho com acesso liberado gratuitamente até 31/12: https://authors.elsevier.com/a/1g3sazLNScAog”