O Departamento de Ciências Fisiológicas
O Departamento de Ciências Fisiológicas (CFS) foi fundado em 1976 e tem como missão a geração de conhecimento em fisiologia e a difusão do mesmo à comunidade, bem como o ensino de Fisiologia Humana nos cursos de graduação. Contando hoje com 19 professores em dedicação exclusiva.
No ensino, o CFS oferece 23 disciplinas presenciais de Fisiologia Humana e Biofísica em todas as graduações das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, dentre outras, perfazendo aproximadamente 1300 alunos por semestre. Também é responsável pelas disciplinas de Fisiologia Humana e Biofísica para o curso de Licenciatura em Biologia na modalidade à distância. As atividades de ensino desenvolvidas pelos docentes do CFS em nível de pós-graduação são realizadas junto a diferentes Programas de Pós-Graduação como o Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), Bioquímica, Farmacologia, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), Mestrado Profissional em Farmacologia e Neurociências.
As atividades de pesquisa do CFS estão organizadas em eixos que abrangem neurociências e comportamento, metabolismo e sistema endócrino, fisiologia cardiovascular e exercício físico. O departamento investiga doenças crônicas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, dor, inflamação e transtornos neuropsiquiátricos. Também desenvolve estudos sobre desenvolvimento, programação fetal, envelhecimento e saúde materno-infantil. As pesquisas utilizam modelos experimentais e estudos clínicos, com abordagens moleculares, funcionais e comportamentais. O CFS também se dedica à formação acadêmica, inovação tecnológica e desenvolvimento de materiais educacionais.
As ações de extensão do CFS concentram-se em três eixos principais: divulgação científica, educação em saúde e inovação educacional. Os projetos utilizam plataformas digitais, redes sociais e mídias audiovisuais para tornar temas como obesidade, diabetes, metabolismo e ciência acessíveis à sociedade. Também são desenvolvidos cursos, palestras, consultorias e materiais didáticos. O departamento atua ainda na criação de objetos de aprendizagem e TICs para o ensino. Essas iniciativas fortalecem o diálogo entre universidade, estudantes e comunidade.



