O Departamento de Ciências Fisiológicas

Seja bem vindo…

O Departamento de Ciências Fisiológicas (CFS) foi fundado em 1976 e tem como missão a geração de conhecimento em fisiologia e a difusão do mesmo à comunidade, bem como o ensino de Fisiologia Humana nos cursos de graduação. Contando hoje com 17 professores em dedicação exclusiva, o CFS oferece 15 disciplinas presenciais de Fisiologia Humana e Biofísica em todas as graduações das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, dentre outras, perfazendo aproximadamente 1300 alunos por semestre. Também é responsável pelas disciplinas de Fisiologia Humana e Biofísica para o curso de Licenciatura em Biologia na modalidade à distância. As atividades de ensino em nível de pós-graduação são desenvolvidas junto a Programas de Pós-Graduação de diferentes centros de ensino da UFSC. No Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), o CFS oferece disciplinas de grande abrangência, tais como Bioestatística Aplicada às Ciências Fisiológicas, Manejo e Ciência de Animais de Laboratório, Metodologia Científica e Seminários Avançados em Fisiologia.

As atividades de pesquisa do CFS são desenvolvidas nas seguintes áreas: Dor e inflamação; Controle neural da ingestão de alimento e do metabolismo energético; Desenvolvimento de sistemas computacionais para o ensino de fisiologia; Neurofisiologia comparada do comportamento; Neurobiologia do comportamento; Softwares para detecção e análise automática de sinais biomédicos; Neuroimunoendocrinologia; Fisiologia da reprodução, Fisiologia cardiovascular; Fisiologia endócrina e Fisiologia do Exercício.

As atividades de extensão são desenvolvidas na forma de projetos, palestras, seminários e cursos como Promoção de Saúde e Qualidade de Vida junto ao Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), Saúde na Comunidade (saudecomunidade.wix.com/UFSC), que visa orientar a comunidade no entorno da UFSC sobre um estilo de vida saudável, e Neurociências e Educação, voltado preferencialmente a professores da rede pública Municipal e Estadual. O CFS também desenvolve os projetos de extensão Princípios Básicos de um Viver Saudável que leva a alunos do ensino fundamental e médio o conhecimento sobre as principais doenças crônicas não transmissíveis e a importância da prevenção precoce através de um estilo de vida saudável e o projeto Doenças Crônicas não Transmissíveis: o que são e como evitá-las com os mesmos objetivos, porém voltado para o público adulto. Como atividades de extensão online, o canal de vídeos Metabolizando é uma ferramenta para popularização da fisiologia relacionada ao controle do metabolismo energético.  O CFS ainda conta com o Science Club, canal de discussão sobre pesquisa, ensino e extensão bem como diversos ‘Journal Clubs’ que são discussões de artigos científicos dos respectivos grupos de pesquisa e extensão. O CFS também apoia o Simpósio Catarinense de Fisiologia – SICAFI, que teve início em 2013.